5 ESCRITORAS FAMOSAS MULHERES INDIANAS
Kiran Desai
Ela tem escrito em seu DNA sua mãe é uma famosa escritora inglesa chamada Anita Desai. Seu romance The Inheritance of Loss ganhou o prêmio Man Booker de 2006 e o National Book Critics Circle Fiction Award. Em janeiro de 2015, The Economic Times, principal publicação de negócios da Índia, listou-a como uma das 20 mulheres indianas mais influentes do mundo. Seu primeiro romance, Hullabaloo in the Goia Orchard, foi publicado em 1998 e ganhou o Betty Trask Award, um prêmio dado pela Society of Authors para os melhores novos romances dos cidadãos da Commonwealth of Nations com idade inferior a 35 anos.
Shobha De
Ela é uma colunista e romancista indiana. Ela é mais conhecida por sua representação de socialites e sexo em suas obras de ficção, pelas quais ela passou a ser conhecida como Jackie Collins, da Índia. O Shobhaa De publica quatro colunas semanais nos principais jornais, incluindo The Times of India e Asian Age. Ela tem sido a escritora de vários propagandas de sabonetes populares na televisão como Swabhimaan e o primeiro é Shanti.
B.M. Suhara
Ela é um escritora malaiala de Kerala. Algumas de suas obras mais conhecidas são Kinavu (Sonho), Mozhi, Iruttu (Escuridão), Nizhal (Sombra), Venal (Verão), Bhraanth (Loucura), Choyichi e Akaasabhoomikalute Thaakkol. Ganhou o Prémio Especial Memorial de Lalithambika (1992), o Prémio Memorial K. Balakrishnan (2004) e o Prémio Memorial Uniminoi (2006).
Mahasweta Devi
Ela era uma escritora de ficção indiana e ativista social em Bengali. Suas notáveis obras literárias incluem Hajar Churashir Maa, Rudali e Aranyer Adhikar. Ela foi homenageada com vários prêmios literários, como o Sahitya Akademi Award (em bengali), Jnanpith Award e Ramon Magsaysay Award, juntamente com os prêmios civis da Índia Padma Shri e Padma Vibhushan.
Arundhati Roy
Esta e a minha escritora indiana preferida





Nenhum comentário:
Postar um comentário