Translate

terça-feira, 30 de maio de 2017

Já ouviu falar na Universidade dos pés descalços?

  Sanjit Bunker Roy

Quando, há mais de 30 anos, Sanjit Bunker Roy se confrontou com a fome devastadora que mata milhares de pessoas no Estado indiano de Bihar, encontrou também a sua vocação.
Não ficaria na cidade mas sim no campo, com o povo das aldeias. Desde a fundação do Work and Research Centre em 1972, Bunker Roy tem vivido em Tilonia, uma vila num dos estados maiores, mais secos e mais pobres da India, o Rajasthan. Mais conhecido como o Barefoot College 1, o Centro treinou várias gerações de aldeões sem qualificações formais, transformando-os em trabalhadores de saúde, coordenadores solares, mecânicos e professores nas suas comunidades. Bunker Roy tem a convicção de que as soluções para os problemas rurais se encontram na comunidade. Devido aos seus inúmeros esforços, mais de 100 mil pessoas em 110 vilas têm agora o acesso a água potável, instrução, saúde e emprego.
Na conferência ao ouvi-lo falar acerca do Barefoot College pareceu-me tudo muito simples e fácil mas ao visitarmos o site do Barefoot College podemos observar a dimensão da estrutura e a coerência do projecto que revela uma grande complexidade.
Toda a preparação que é necessário haver para se chegar ao ponto de parecer fácil é demorada. Preparar a comunidade para ser capaz de perceber que pode proporcionar um serviço e uma mais-valia a todos leva muito tempo, e cometem-se muitos erros. Aprendemos com estes processos. Por isso o Barefoot College, para ser capaz de produzir estes resultados, levou cerca de 10, 15 anos de preparação. E conquistou uma mudança de mentalidade. Levar as pessoas a compreender que são capazes de o fazer por si próprios levou muito tempo e obrigou a muitas experiências. Sei que fiz com que parecesse fácil, mas levou 20 anos de preparação!
pergutaram em uma entrevista
Fala muito sobre o “depois do processo”. Mas, depois do processo, não é apenas a iluminação, a água, é também a mudança das mentalidades, das relações entre as pessoas. O que é que muda?
O mais importante, especialmente na Índia, onde existe um sistema de castas, é qNo momento em que adquirem essa capacidade, toda a relação muda. E muda para melhor, porque agora esta pessoa tem mais auto-estima, mais respeito por si própria e mais auto-confiança. E isto dá-lhe o poder de ser capaz de mudar as relações como ele quer. Mas este não é o trabalho do Barefoot College. O trabalho do Barefoot College é levá-lo a um patamar em que ele tenha a confiança e a competência de ser capaz de mudar a sua própria vida e as relações em toda a sua comunidade. Por isso houve muitas mudanças na comunidade da aldeia devido à nossa intervenção. Treinar um engenheiro solar, ou treinar um engenheiro hidráulico, dá mais poder às comunidades das aldeias e às mulheres, de modo a serem capazes de mudar os seus modos tradicionais.ue estamos a identificar pessoas de castas muito baixas para providenciar um serviço geralmente associado a pessoas de castas mais altas. O simples facto de uma pessoa de uma casta muito baixa ter adquirido uma capacidade de que toda a vila necessita e usa, muda todo o padrão de relações entre os ricos e os pobres, entre as castas altas e baixas, entre homem e mulher.
Vale a pena assistir este video, e entender melhor o que é esta Universidade



Nenhum comentário:

Postar um comentário