Ano Novo indiano já foi
Diwali
O Diwali é comemorado no primeiro dia do mês lunar chamado pelos indianos de Kartika, entre outubro e novembro. Este período do ano, para eles, simboliza a vitória do bem sobre o mal dentro dos seres humanos. O evento começou a ser feito como um festival para marcar a última colheita do ano. Isso quando a Índia era uma sociedade agrícola e buscava a benção divina da deusa da riqueza, Lakshmi.
No dia do festival de luzes, os indianos buscam o sucesso financeiro, por isso, fecham seus livros de contabilidade e rezam para alcançar o desejado. No dia seguinte, consideram ser o primeiro dia do novo ano financeiro.
A comemoração é feita através de reuniões de famílias, com lâmpadas enormes, fogos de artifício, luzes elétricas, fogueiras, flores, doces e muita adoração a Lakshmi. Reza a lenda que, durante o festival, a deusa passeia pela Terra à procura de casas em que ela seja bem-vinda. Por isso, os indianos deixam as portas e janelas de seus lares abertas.
Com o passar do tempo, Diwali tornou-se um festival apreciado por todos os indianos, independente da fé. Participam os hindus, jainistas, budistas e sikhs, tornando a festa ainda maior, também em beleza e significado.
Diwali é o festival de luzes e ocorre na Lua Nova. A celebração acontece na noite mais escura do outono, o dia de Lua Nova, marcando a transição entre a Lua Minguante com a Lua Crescente, a passagem das trevas para a luz.
Tradicionalmente pequenas lâmpadas de argila com óleo são acesas para representar o triunfo do bem sobre o mal. Somos lembrados de que a centelha de luz divina que habita em todos os nossos coraçõesÉ também a festa para comemorar a prosperidade e a riqueza. Todos são incentivados a comprar todas as coisas novas: roupas, jóias, carros, utensílios de cozinha … é só escolher! Riqueza é móvel e não estática. Há também uma abundância de doces para comer representando doçura e amor.
Diwali é o tempo em que convidar e receber a luz divina. Este é o momento para convidar a prosperidade e a responsabilidade para com ele. Deus não é pobre. O ouro é divino, pois tem uma vibração especial e é o padrão universal de riqueza e prosperidade.
Doces que são oferecidos no Ano Novo Indiano
Diwali
E isto ai gente. Para os indianos o Ano novo ja foi. Para os
brasileiros ainda será. E para muitos Paises ainda sera depois
de Janeiro...é na REALIDADE É TUDO UMA GRANDE
ILUSÃO.
Dança do Diwali



Nenhum comentário:
Postar um comentário