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terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Pierce Brosnan diz ter sido enganado para fazer anúncio indiano

Ator que já fez James Bond diz que foi enganado por uma marca na Índia e não queria usar sua imagem para vender produto à base de tabaco

 O ator Pierce Brosnan, famoso ex-intérprete de James Bond no cinema, está em pé de guerra com uma marca indiana.
Ele diz ter sido enganado pela marca Pan Bahar, que fabrica uma famosa mistura local, a paan masala.
Essa masala tradicional, de ervas para serem mastigadas, costuma levar folhas de bétel e noz de areca (chamada de supari). A mistura também pode levar tabaco, dependendo do tipo.
Quando mastigada, a mistura pode ser cuspida ou engolida.
Além da Índia, países como Bangladesh, Paquistão, Tailândia, Filipinas e Vietnã têm o costume de consumir o produto.
Ela produz uma saliva vermelha, escura e espessa. Muitos países com a tradição de consumir paan masala, inclusive, têm leis que proíbem o cuspe no chão e em locais públicos.
Brosnan foi contratado para ser garoto-propaganda da marca e estrelou um comercial no melhor estilo “agente 007” para o produto.
O Comercial em questão  

Quando o comercial chegou ao conhecimento dos seus fãs, ele foi duramente criticado. “Como ele podia ter aceitado vender um produto que leva tabaco e causa câncer”, pensaram.
Seria como ser garoto-propaganda de uma marca de cigarro (comerciais que nem existem mais, como aquele famoso do caubói da Marlboro).
O ator se defendeu e disse que foi enganado. Alegou estar “profundamente chocado e triste” pelas críticas e que a marca usou sua imagem de maneira “distorcida e manipulativa”.
É que a Pan Bahar vende dois tipos de paan masala: com e sem tabaco.
Segundo Brosnan, ele topou anunciar somente a versão “natural” da masala, aquela sem tabaco e noz de areca (que estudos científicos também associam ao câncer).
Ele diz que seu contrato falava de uma masala que serviria com “pasta de clareamento dental”.
A Pan Bahar ainda não se pronunciou sobre o caso.
O ator disse que pedirá para que sua imagem seja removida dos anúncios e do comercial.
“Tendo enfrentado, em minha vida privada, a perda de minha primeira esposa e de minha filha para o câncer, assim como a morte de inúmeros amigos, estou totalmente comprometido com programas que incentivam a saúde e pesquisam para diminuir o sofrimento e melhorar a saúde das pessoas”, ele escreveu em um comunicado oficial.
Fonte: Exame.com
Quando estavamos na India,  eu e meus filhos: Daniel, Usha, e Amitabh, gostavamos de mastigar o Paan (Pan) tinha um gosto adocicado e cheiroso, por causa da geleia de  flores de rosas, que é muito comum na India. Nos ficavamos com os dentes todo vermelho . (rs)
O que é o Pan?
Na Índia, o tabaco é às vezes acrescentado à mistura num preparado conhecido por pan ou paan. Anúncios nos meios de comunicação social, muitas vezes usando a imagem de estrelas de cinema, incentivam e promovem o seu uso como uma porta para uma vida cheia de emoção e prestígio. No entanto, as letras pequenas nas embalagens advertem que o produto faz mal à saúde.
O pan é usado na Ásia e é extremamente popular na Índia. Na sua forma tradicional, é uma mistura de noz de areca triturada, tabaco e outros ingredientes que lhe melhoram o sabor. É colocada, formando uma pasta juntamente com a cal, numa folha de pimenta de bétele. A folha é dobrada para embrulhar o recheio, e o pacotinho inteiro é então colocado na boca. Uma versão comum do pan é o pan masala, que tem os mesmos ingredientes, só que secos e embrulhados em sachês, fáceis de carregar e que podem ser mascados quando se desejar.
A pessoa leva bastante tempo (até cerca de vinte minutos) a mascar o pan e, visto que saliva constantemente, precisa cuspir várias vezes. Existe até uma escarradeira nas casas onde o pan é popular, mas fora de casa, os consumidores cospem no chão ou nas paredes, razão das manchas castanhas ou marrom que se vêem nas escadarias e corredores de muitos prédios da Índia.
Isto é o Pan ou Paan

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