Translate

sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Já  usou?

Sempre gostei de saber de onde as coisas originaram, e como na decada de 60/70 usei muito estas estampas (saião, pantalonas, blusas, e bandanas) fico feliz de ver  mais uma vez que o que é bonito e bom, não sai de moda mesmo...se afasta um pouquinho, mas sempre volta. Assim tem sido com a ESTAMPA PAISLEY.



Com o revival do estilo dos anos 70 e, principalmente, a ascensão confirmadíssima do estilo Boho no mundo todo, a estampa característica dos anos 70 e que há alguns anos víamos nas bandanas e nos lenços, ressurgiu nas roupas.
Muito comum na Índia,a estampa Paisley é bem mais antiga do que se imagina, surgiu no século XVII, estampada em lenços e xales da região da Caxemira. Os exploradores britânicos da Companhia Britânica das Índias Orientais, que comercializava especiarias levaram-na para a Europa, mas os custos com a importação não compensaram.
Foi em uma cidade da Escócia chamada   Paisley que a estampa foi fielmente reproduzida, o que barateou os custos e as vendas! No princípio, a estampa tinha o significado de sofisticação e era usada pela aristocracia britânica.
 O padrão em gotas rendadas conhecido como estampa Paisley tem origem persa(iraniano), mas o nome ocidental vem da cidade de Paisley no centro da Escócia. Na Pérsia (Ira) esta estampa floral era conhecida como buta, tendo a sua origem na dinastia Safavid (de 1501 a 1736).
A estampa teve a sua forma definida como a é atualmente, na Índia e soldados escoceses levaram até a sua terra natal em forma de xales de la cashemir.
Na Índia, costumavam marcar vários locais com esta estampa para o povo saber que era tempo de colheita.
Bem mais tarde, John Lennon teve um carro com a sua estampa e a Fender guitars criou as guitarras Pink Paisley com as estampas adesivas.
Hoje, a estampa em forma de vírgula é uma das estampas mais reconhecidas no mundo.

Como tudo na vida, a estampa Paisley também ganhou várias leituras mundo a fora, em cores, texturas e nas estampas propriamente ditas.
Hoje, já é possível encontrar a Paisley em blazer, calça de alfaiataria e sapatos, além das peças mais comuns, como os xales e as bandanas. As estampas em 2 ou 3 tons (normalmente, da mesma cartela de cores) são as simples de combinar.

Alguns exemplos de uso da ESTAMPA PAISLEY 
 Joias

Bordados

Chapeus
Rendas


Bolsas


Bandanas usadas por Axel Rose anos 70


Sapatos



Bolos Confeitados

Carros
Quadro mosaico
Papel de Parede
Mais vestidos com estampa Paisley


Paisley no Sari 
 Louça
Porta velas

Não é lindo?Enfim g
ente, estampa Paislei é atemporal, é tudo de bonito e bom. Na verdade sempre que uso Paisley (roupa, bolsa, lenço, cachecol etc...com certeza minha auto-estima vai lá p'cima.
 Agora aqui está um video para aprender a fazer desenho Paisley, e colocar onde quiser.
Glitter Photos

Nenhum comentário:

Postar um comentário