Tibet
Por três motivos principais. Acompanhe:
1. Interesse geográficoO Tibete faz fronteira com a Índia. A proximidade ajuda a China a ficar de olho no vizinho, que vira-e-mexe ameaça invadir a região.
2. Interesse econômico
"O Tibete é um pedaço de terra rico em recursos naturais, como ouro, zinco, manganês e madeira", afirma Alison Reynolds, diretor da Campanha pelo Tibete Livre.
3. Interesse político
Ao garantir a unidade territorial com mão de ferro, os chineses procuram evitar o colapso que desmembrou a ex-União Soviética, repartida em 14 repúblicas com o fim do socialismo.
De qualquer forma, a China alega ter evidências de que o país lhe pertence desde tempos ancestrais. De fato, a ocupação atual se mantém mais ou menos inalterada desde o século 13, quando o Tibete foi incorporado ao império chinês. Essa situação só foi interrompida em 1912, quando a revolução republicana pôs fim ao império. Na ocasião, os tibetanos aproveitaram a confusão para expulsar os chineses e declararam a independência. Mas a situação piorou em 1959: após vários conflitos, uma rebelião em Lhasa, capital do Tibete, foi reprimida com violência pelo governo comunista chinês, que já havia retomado o território tibetano em 1949. Depois da treta, o dalai-lama, líder religioso e político do Tibete, teve de fugir a pé com seus seguidores pelas montanhas da região. Atualmente, ele está exilado na Índia, de onde luta pela independência de seu país.
Fonte artigo: Roberto Navarro
Agora falo eu mesma
Vou falar agora do que me interessa realmente. Fora a parte religiosa, o que mais me encanta no Tibet, Nepal, India, e a cultura na arte de decoração e culinária. A Asia tem dentro de si, os Paises mais atraentes para mim. Hoje quero colocar aqui alguns aspectos desta decoração colorida e ACONCHEGANTE que só eles sabem fazer, principalmente o povo do tibet. Suas casas, seus hoteis, suas pousadas. Ainda espero ter a oportunidade de voltar a estes lugares que tive oportunidade de conhecer e VIVENCIAR in Loco. Pena que na época que lá estive mais filmei do que fotografei. Hoje tenho tudo registrado em VHS, precisando passar para dvd. (me dá canseira. só de pensar nisso...é muito material gravado) Vejam se não é de dar vontade de estar em lugares tão ACONCHEGANTES. Ainda mais no frio de lá.





















Nenhum comentário:
Postar um comentário