Só para não ficarmos "mal" informados.
No dia 13 de março de 2013, os católicos receberam a notícia que tanto esperavam: Um novo papa havia sido eleito!
O cardeal argentino Jorge Bergoglio foi escolhido para ocupar o lugar deixado por Bento 16, há quase 15 dias, e tornou-se o primeiro pontífice latino-americano e, de acordo com vários jornais, o primeiro papa não europeu da história.
Mas será que isso é verdade? Será mesmo que nunca houve nenhum outro pontífice, antes de Francisco, que tenha nascido fora da Europa?
Verdadeiro ou falso?
É falso! Apesar de vários sites de notícias no mundo todo terem feito tal afirmação, ela é falsa!Só para dar uma ideia do erro que foi cometido por alguns jornalistas (que não se preocupam muito em checar as informações), o primeiro papa da Igreja Católica foi São Pedro – que nasceu na região onde hoje fica o Israel e, por volta do ano 97, outro papa foi escolhido no Oriente Médio, o Papa São Evaristo.
Sites que derraparam na notícia
O jornalista italiano Paulo Attivissimo publicou em seu blog alguns dos sites de noticias (em italiano) que cometeram a pequena gafe, como o La Stampa, o Net1News e o Sole24ore (imagem abaixo).Em língua portuguesa, podemos citar o site brasileiro Diário OnLine, e o português A Nação:

Papas não nascidos na Europa
A rede de noticias ABC e o jornal The Whashington Post publicaram listas com os nomes de (quase) todos os cardeais não europeus que comandaram a Igreja em diversas épocas do catolicismo:- Papa São Pedro: Betsaida, atual Israel (33 – 64 dC)
- Papa São Evaristo: Belém, moderna Cisjordânia (97 – 105)
- Papa São Aniceto: Emesa (hoje conhecido como Homs), na Síria (155 – 166)
- Papa São Victor I: Leptis Magna, moderna Líbia (189 – 199)
- Papa São Milcíades: Em algum lugar no norte da África (311 – 314)
- Papa Teodoro I: Jerusalém, dos dias de hoje Israel e Cisjordânia (642-649)
- João V: Antioquia, Síria, mas, em seguida, hoje parte da Turquia (685-686)
- Papa Sisinnius: Síria (708)
- Papa Constantino: Síria (708-715)
- Papa Gregório III: Síria (731-741)
Conclusão
É claro que em algumas matérias, os jornais usaram a ideia de um Papa não-europeu pela sua etnia e outros, pela sua nacionalidade, mas é preciso que o amigo jornalista sempre confira se as informações que ele tem em mãos são reais!Fonte: http://www.e-farsas.com/francisco-e-o-primeiro-papa-nascido-fora-da-europa.html#ixzz2NkjHECpc



Nenhum comentário:
Postar um comentário