Salomão- O homem mais rico do mundo
Não podemos passar essa parte sem falar de Salomão que foi, sem dúvida, a pessoa mais rica de todo o Antigo Testamento (e do Novo também). No início de seu reinado, Salomão sabia da sua tarefa de construir o templo em Jerusalém.
Essa
obra requeria muito poder e riqueza. Portanto seria legítimo pedir a
Deus tais coisas para realizar a própria obra de Deus. Mas a postura de
Salomão foi outra:
Assim
Deus faz a Salomão a mesma pergunta que faz a Jó e a Abraão. O que tu
amas? Após a escolha, Salomão torna-se o rei poderoso e rico que
conhecemos. Vemos que a justiça da riqueza resulta não de uma atitude
moral, mas de uma atitude espiritual. Não é porque Jó ou Salomão
adquiriram suas riquezas, ou porque a utilizam bem, que se justifica o
fato de serem ricos. É porque eles tinham um coração voltado para Deus.
[2] Mas ainda fica a pergunta: Por que as essa atitude espiritual
refletia aparentemente em riquezas no Antigo testamento? Que mudança faz
com que as coisas no Novo testamento sejam tão diferentes?
O
ponto de partida da ética da riqueza é o fato de toda riqueza pertencer
a Deus. E como Ele é o verdadeiro proprietário, Ele as dispõe como
quer. Como lembrado por Ana: “O Senhor empobrece e enriquece; abaixa e
também exalta” 1Sm 2.7. Este reconhecimento é o ponto inicial de uma
atitude em relação à riqueza. Davi, na sua última oração, diz:
SENHOR,
nosso Deus, toda esta abundância que preparamos para te edificar uma
casa ao teu santo nome vem da tua mão e é toda tua. 1Cr 29.16
A
fórmula aqui é surpreendente: o homem juntou o dinheiro, as madeiras
preciosas, toda a fortuna necessária, e com tudo isso tendo sido feito,
declara que fora Deus quem dera tudo aquilo.**
Os
profetas nos chamam a atenção para o fato de que o julgamento recai
sobre aquele que não reconhece esta realidade, como quando Ezequiel fala
contra o príncipe de Tiro: “Porque tu disseste: Eu me enriqueci…”.
Oséias nota o mesmo problema:
Ela,
pois, não soube que eu é que lhe dei o trigo, e o vinho, e o óleo, e
lhe multipliquei a prata e o ouro, que eles usaram para Baal. Os 2.8
Ou
reconhecemos que o dinheiro e o ouro são de Deus, ou bem recusamos este
reconhecimento. Neste caso, no entanto, a recusa não é em nada uma
atitude objetiva de realismo como podemos pensar precipitadamente.
Em
Provérbios 23.4-5, a Bíblia fala: “Não te fatigues para seres rico”. De
um lado, não vale a pena dedicar-se penosamente ao trabalho tendo como
objetivo tornar-se rico; por outro lado, mesmo reconhecendo sua fonte
(Deus), é insensato buscar a Deus para obter riqueza.
Certamente, é ele que a concede, mas como proclama Jesus: “Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas.” Por duas vezes nos é lembrada a oração de Salomão, quando Deus responde-lhe: “Já que pediste esta coisa e não pediste longevidade, nem riquezas, [...] Também até o que me não pediste eu te dou, tanto riquezas como glória (1Rs 3.11,13)
Certamente, é ele que a concede, mas como proclama Jesus: “Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas.” Por duas vezes nos é lembrada a oração de Salomão, quando Deus responde-lhe: “Já que pediste esta coisa e não pediste longevidade, nem riquezas, [...] Também até o que me não pediste eu te dou, tanto riquezas como glória (1Rs 3.11,13)
Quer saber mais sobre a riqueza de Salomão?
Assista este video. .
Era muita riqueza não é?
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