Translate

domingo, 25 de novembro de 2012


Salomão- O homem mais  rico do mundo



Não podemos passar essa parte sem falar de Salomão que foi, sem dúvida, a pessoa mais rica de todo o Antigo Testamento (e do Novo também). No início de seu reinado, Salomão sabia da sua tarefa de construir o templo em Jerusalém.
Essa obra requeria muito poder e riqueza. Portanto seria legítimo pedir a Deus tais coisas para realizar a própria obra de Deus. Mas a postura de Salomão foi outra:

Em Gibeão, apareceu  JEOVÁ  a Salomão, de noite, em sonhos. Disse-lhe Deus: Pede-me o que queres que eu te dê. Respondeu Salomão: [...] Dá, pois, ao teu servo coração compreensivo para julgar a teu povo, para que prudentemente discirna entre o bem e o mal; pois quem poderia julgar a este grande povo? 1Rs 3:5-6;9
 Assim Deus faz a Salomão a mesma pergunta que faz a Jó e a Abraão. O que tu amas? Após a escolha, Salomão torna-se o rei poderoso e rico que conhecemos. Vemos que a justiça da riqueza resulta não de uma atitude moral, mas de uma atitude espiritual. Não é porque Jó ou Salomão adquiriram suas riquezas, ou porque a utilizam bem, que se justifica o fato de serem ricos. É porque eles tinham um coração voltado para Deus. [2] Mas ainda fica a pergunta: Por que as essa atitude espiritual refletia aparentemente em riquezas no Antigo testamento? Que mudança faz com que as coisas no Novo testamento sejam tão diferentes?

Ética da riqueza
O ponto de partida da ética da riqueza é o fato de toda riqueza pertencer a Deus. E como Ele é o verdadeiro proprietário, Ele as dispõe como quer. Como lembrado por Ana: “O Senhor empobrece e enriquece; abaixa e também exalta” 1Sm 2.7. Este reconhecimento é o ponto inicial de uma atitude em relação à riqueza. Davi, na sua última oração, diz:
SENHOR, nosso Deus, toda esta abundância que preparamos para te edificar uma casa ao teu santo nome vem da tua mão e é toda tua. 1Cr 29.16
A fórmula aqui é surpreendente: o homem juntou o dinheiro, as madeiras preciosas, toda a fortuna necessária, e com tudo isso tendo sido feito, declara que fora Deus quem dera tudo aquilo.** 
Os profetas nos chamam a atenção para o fato de que o julgamento recai sobre aquele que não reconhece esta realidade, como quando Ezequiel fala contra o príncipe de Tiro: “Porque tu disseste: Eu me enriqueci…”. Oséias nota o mesmo problema:
Ela, pois, não soube que eu é que lhe dei o trigo, e o vinho, e o óleo, e lhe multipliquei a prata e o ouro, que eles usaram para Baal. Os 2.8
Ou reconhecemos que o dinheiro e o ouro são de Deus, ou bem recusamos este reconhecimento. Neste caso, no entanto, a recusa não é em nada uma atitude objetiva de realismo como podemos pensar precipitadamente.
Em Provérbios 23.4-5, a Bíblia fala: “Não te fatigues para seres rico”. De um lado, não vale a pena dedicar-se penosamente ao trabalho tendo como objetivo tornar-se rico; por outro lado, mesmo reconhecendo sua fonte (Deus), é insensato buscar a Deus para obter riqueza. 

Certamente, é ele que a concede, mas como proclama Jesus: “Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas.” Por duas vezes nos é lembrada a oração de Salomão, quando Deus responde-lhe: “Já que pediste esta coisa e não pediste longevidade, nem riquezas, [...] Também até o que me não pediste eu te dou, tanto riquezas como glória (1Rs 3.11,13)

 Quer saber mais sobre a riqueza de Salomão?

Assista este  video. .


Era muita riqueza não é?



Nenhum comentário:

Postar um comentário